A coordenadora de educação física, Bruna Solera foi orientadora do aluno do Polo de Recife-PE, Raul Levino de Medeiros Bisneto, que, por meio do PIIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), elaborou uma pesquisa intitulada “Atuação do Profissional de Educação Física: Foco no Uso da Fvnexa em Período de Pandemia de Covid-19” que consta no livro “TDIC ItemNET e FVNexA uma sopa de letrinhas de para todos” organizado por Denilson P. de Matos.

“Durante a pandemia COVID-19 no ano de 2020 e 2021 frente ao isolamento social, ao fechamento das academias, dos condomínios e manutenção apenas de atividades consideradas para o momento como essenciais, os profissionais de Educação Física em sua maioria, tiveram que se reinventar, que transformar seu atendimento que até então era presencial em online. Frente a isso, buscou-se investigar como tais profissionais fizeram para continuar atuando durante a pandemia. E uma das formas seria por meio do uso da tecnologia, em específico do ItemNet Instagram”, afirma a coordenadora e orientadora da pesquisa, professora Bruna Solera.

Novas oportunidades

De acordo com Raul, o programa foi um desafio motivador para a conclusão do seu curso: “O que me motivou a participar do PIIC foi justamente o desafio de, em plena pandemia, poder trabalhar na construção e elaboração de uma pesquisa, isso fez com que eu não desistisse da graduação, pois em meio a tanto terror e horror que estávamos vivendo no Brasil, essa pesquisa foi motivadora para fazer eu seguir adiante e concluir o projeto”, afirma o estudante.

Além disso, Raul destaca um dos principais pontos por trás do PIIC, que é criar pontes e oportunidades de desenvolver um projeto a partir de um tema do seu interesse e compartilhá-lo com o mundo: “Como aluno do EAD da UniCV, ter tido a oportunidade de participar do PIIC foi uma experiência fantástica, portas foram abertas no mundo acadêmico, pude estreitar relacionamentos com doutores e mestres da educação. Além do capítulo de livro como resultado, eu tive a oportunidade, por conta do projeto, de fazer apresentação de 2 workshops, participação oral em 3 eventos e participar de uma jornada acadêmica, então assim… Portas foram abertas e eu pude vislumbrar novos horizontes a partir desse trabalho”, conclui Raul.

PIIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Universitário Cidade Verde, tem o objetivo de fomentar nos alunos a vontade de criar e desenvolver pesquisas científicas. O programa seleciona projetos dos estudantes e oferece toda ajuda metodológica para que eles consigam progredir na pesquisa. Para o orientador da pesquisa supracitada, o programa é importantíssimo: “Além de possibilitar o primeiro contato dos acadêmicos com o mundo da pesquisa, o PIIC contribui com a qualidade da formação daqueles que com a iniciação científica se envolvem”, comenta a orientadora.