Realizado neste domingo, evento traz como debate a qualidade do ensino e inclusão de extensão nos cursos de tecnologia da informação

Prof. André Dias no evento em Niteroi (RJ)

O Coordenador dos cursos da área de tecnologia da informação do UniCV, professor André Dias, participou neste domingo, 31 de julho, do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado na Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niteroi (RJ).

Como parte da programação do evento, a 23ª edição do Curso de Qualidade no Ensino da Computação trouxe para discussão temas relacionados a Currículo e Processos Formativos na Área da Computação; Diretrizes e Referenciais Curriculares; Projetos Pedagógicos de Curso; Processo e Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias Educacionais, entre outros.

A inclusão da Extensão dentro das matrizes curriculares dos cursos da área de tecnologia da informação foi a questão central dos debates e troca de informações entre os participantes do congresso.

Extensão

“O tema foi colocado em pauta, uma vez que, a partir de 2023, a inclusão da extensão em todos os cursos de graduação oferecidos no país torna-se obrigatória, devendo compor pelo menos 10% da carga curricular”, explica o professor André Dias. “Nesse sentido, a troca de informações e experiências foi muito rica”, completa.

Dentre as questões discutidas nesse âmbito, esteve a Política Nacional de Extensão Universitária (concepções, diretrizes e princípios), considerações sobre a contribuição das atividades de extensão na formação do profissional e apresentação de relatos de experiências, ideias e estratégias para incluir a prática extensionista no currículo dos cursos.

Diretores, coordenadores, professores, tutores, pesquisadores e profissionais envolvidos com a formação na Área da Computação fizeram parte do público participante do congresso, composto ainda pelo 30º Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2022) e diversos eventos satélites.

Confira abaixo os cursos de TI do UniCV

Engenharia de Sistemas 

Engenharia de Software

Engenharia de Design Digital 

Gestão em Análise e Desenv. De Sistemas

Engenharia da Computação

Gestão em Big Data

Gestão em Tecnologia da Informação

Internet das Coisas

Jogos Digitais

Marketing Digital

Redes de Computadores

Segurança da Informação

Sistemas para Internet

Professor André Dias, agachado na primeira fila, de camisa jeans