Os jovens aprendizes junto a representantes da entidade e do UniCV

Um grupo de 37 jovens aprendizes da Promec – Proteção ao Menor Carente de Sarandi – concluiu, nesse semestre, o curso de Linguagem de Programação para WEB, oferecido como projeto de extensão pelo Centro Universitário Cidade (UniCV). Eles foram certificados no último sábado (11/12), durante visita à instituição, onde foram recebidos pelo reitor José Carlos Barbieri, a diretora de extensão, Luzia Yamashita Deliberador, o coordenador André Dias e o diretor acadêmico, Alex Alves.

O curso é resultado de uma parceria firmada na metade do ano entre o UniCV e a Promec, que desencadeou diversos projetos de extensão nas áreas de informática, nutrição, psicologia e direito. Especificamente na área de informática, os jovens, com idade entre 16 e 18 anos, frequentaram aulas, aos sábados, nos laboratórios da instituição, durante três meses.

Diferencial de vida

Conforme a gerente da entidade, Mariuza Bueno Sandano, os adolescentes tinham conhecimento apenas em informática básica e o curso avançado é um diferencial na vida deles. “Nossos jovens estão crescendo muito com esse curso. Eles ganharam um aprendizado que irá melhorar o futuro deles, que estão à busca do primeiro emprego. Acredito que a formação abrirá muitas portas”, comentou.

Responsável pelo projeto, o professor André Dias disse que a iniciativa foi um aprendizado tanto para a instituição quanto para os alunos de graduação em Engenharia de Software, que atuaram como monitores.

“Para nós foi uma satisfação imensa dar a esses jovens a oportunidade de ter contato com o ensino superior e ferramentas específicas da área da computação utilizadas pelo mercado. Alguns deles, graças à experiência, já estão conseguindo atender empresas no desenvolvimento de sites”, informou Dias, ao adiantar que o projeto terá prosseguimento, com a oferta de outros dois cursos de programação mais avançada e que são as mais solicitadas por empresas maringaenses de TI.

Aprendizado

Andrew da Silva, de 17 anos, disse que já tinha interesse na área de programação e foi importante essa oportunidade. “Para mim, foi uma grande ajuda, não só o aprendizado na área, mas para a vida, com orientações que vão nos ajudar, também, na busca do primeiro emprego”, enfatizou.

Na opinião do Padre Décio, presidente da entidade, a experiência foi bastante positiva. “Tivemos um ganho grande, seja para os jovens, seja para a Promec. Estamos fazendo um caminho de amadurecimento nessa parceria com o UniCV, com esse e outros projetos de extensão, mas a informática tem sido o carro chefe. É o futuro para essa moçada, e o fato de estarem na universidade, os leva a ver que é possível.”

Por sua vez, a diretora de extensão do UniCV, Luzia Yamashita, ressaltou a importância da extensão universitária para promover a transformação na comunidade, especialmente junto à população mais necessitada.

Como incentivo à continuidade dos estudos, a instituição ofereceu duas bolsas de estudo, com 100% de gratuidade, aos estudantes Andrew da Silva e Gabriel do Nascimento Cano Andrade, que mais se destacaram no aprendizado.