A professora Renata Oliveira dos Santos, mestre em Ciências Sociais, e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), participou do Congresso Internacional de Educação e Tecnologia (CIET) e Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD), realizados entre 31 de outubro e 16 de novembro, na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

A docente do UniCV apresentou trabalho sobre a contribuição das metodologias ativas para o ensino superior, fazendo um recorte de uma parte da tese de doutorado que defendeu este ano.

A proposta de seu trabalho é para refletir sobre como pensar o Ensino Híbrido como parte da educação Superior. Neste caso, Renata ressalta a importância da sala invertida e da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). Segundo afirma, “essas práticas se encaixam na ideia do que temos debatido sobre o uso de Metodologias Ativas que permite com que o aprendizado ocorra de diferentes maneiras”.

“Quando falamos de Sala Invertida e ABP buscamos incentivar que o saber e conhecimento se construa dentro e fora da sala de aula. Antes, durante e Depois. A busca por soluções de problemáticas que fazem parte da realidade dos estudantes”, completa.

Conforme a professora, neste tipo de prática pedagógica o diálogo, a reflexão, o feedback são importantes para um possível resultado final, “que não é imutável e está em eterna mudança”.

“Ter o trabalho selecionado em um evento como ESUD (2022) é muito gratificante, pois trata-se do maior evento sobre educação e tecnologias digitais, em todas as suas dimensões, que temos no Brasil, sendo também de caráter internacional. A possibilidade do contato mais próximo com autores/as dessa temática permite a troca de afetos, ideias e proporciona novas descobertas e questionamentos”, conclui.