Rodrigo Pacios fez palestra por videoconferência, de Singapura

O segundo dia de programação do 4º Congresso de Educação e Desenvolvimento Social (CEDS) do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) contou com uma palestra do professor Rodrigo Pacios, da Universidade Americana de Stanford em Singapura. O palestrante discorreu sobre as experiências da escola no ensino básico, em um país que se destaca globalmente em índices educacionais.

Pacios destacou a participação estudantil como um dos pontos principais. Ele ressaltou que o foco da escola é trabalhar pelo bem-estar do aluno e que a educação socioemocional é fundamental para criar laços significativos entre os estudantes. O palestrante, que falou por videoconferência, explicou ainda que a escola segue um modelo para resolver problemas, ouvindo os alunos, vendo como as questões apontadas se alinham à gestão escolar, planejando, executando, avaliando e corrigindo sempre.

 Ele também mencionou que os conselhos estudantis funcionam muito bem e que a escola passa para os estudantes certas responsabilidades na execução de tarefas, como por exemplo, manter o website do estabelecimento escolar e organizar eventos. O objetivo é criar um senso de pertencimento na escola e comprometimento com soluções permanentes. “Ou a escola se compromete com soluções permanentes ou vai ter problemas permanentes”, enfatizou.

O professor informou ainda que a escola, onde os alunos passam oito horas por dia, realiza assembleias constantes com todos os estudantes e que muitas são lideradas por eles. Ele concluiu dizendo que “a excelência educacional existe quando todos os ciclos estão funcionando bem”.

Outros temas

A programação da noite também contou com palestras das educadoras Josebely Martins Costa e Priscila Kutne Armelin. Josebely falou sobre a “Educação humanizadora pós-pandemia”, destacando que a tecnologia está presente na escola há muito tempo, mas o que muda hoje é o formato. “A pandemia acelerou o uso das tecnologias digitais na educação. Hoje está tudo convergido para a conectividade e precisamos trabalhar essa realidade nas escolas”, afirmou.

Já Priscila abordou o tema “Humanização na Educação e Patrimônio Cultural: ponto de conexão”, ressaltando a importância de preservar aspectos culturais como forma de pertencimento a uma comunidade e ao ambiente escolar.

O Congresso de Educação e Desenvolvimento Social do UniCV segue até nesta quinta-feira (20), com a participação de diversos especialistas. Nesta quarta (19), a secretária de Educação de Maringá, Nayara Malheiros Caruzzo Fernandes falará sobre “O meu mundo compõe o nosso mundo”, enquanto o professor doutor em Psicanálise pela Unesp e em Ciências da Linguagem pela Unisul, Diego Luiz Muller Fascina, discorrerá sobre a “A função humanizadora da literatura”.

O encerramento do CEDS será amanhã, 20 de abril, com uma mesa redonda, da qual participarão o reitor do UniCV, professor José Carlos Barbieri, a diretora de Extensão, Luzia Deliberador, o diretor de Graduação, Alex Dias e a diretora Executiva, Dayane Almeida.

Leia mais sobre o evento aqui.