Design Gráfico


1 – PROPOSTA DO CURSO

O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pretende formar Tecnólogos com uma sólida base teórica/prática multidisciplinar, conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade, com o 
desenvolvimento de habilidades e competências na área do design gráfico, em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, onde o estudante é o protagonista do seu próprio aprendizado. Essa junção propiciará ao mercado profissionais habilitados para a prática de desenvolvimento e gerência de projetos gráficos, considerando a realização de pesquisa, análise, criação, execução, produção e avaliação, além do processo de decisão em todas essas etapas.

2 – OBJETIVO DO CURSO

O objetivo do Curso de Design Gráfico é a formação de profissionais críticos, criativos e éticos, aptos a atender a realidade do mercado de trabalho. Esse profissional será capaz conceber e desenvolver projetos gráficos editoriais, portais para internet e Sistemas de Identidade Visual, sempre interagindo com a realidade social e de mercado, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais locais e regionais, apresentando novas soluções práticas e emergentes que possam contribuir para a construção do conhecimento utilizando-se de uma linguagem que valoriza e representa o potencial da área de Design Gráfico dentro do nosso país.

3 – OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências e habilidade associadas à utilização de métodos e técnicas modernas no âmbito comunicacional, formando profissionais com uma sólida base tornando possível sua atuação nos departamentos de publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não governamentais e empresas especializadas.

3 – OBJETIVO ESPECÍFICO 

São objetivos específicos do curso: 

  1. Oferecer aos alunos uma formação humanística adequada à realidade brasileira, com conhecimento das áreas de atuação nas organizações, capacitando-os para executar e desenvolver as atribuições próprias do designer gráfico; 
  2. Desenvolver o conhecimento e estudos voltados à operação de aplicativos específicos das áreas da propaganda, jornalismo, escritórios de design e escritórios de desenvolvimento web; 
  3. Estimular o talento artístico individual e da criatividade, através das habilidades e competências adquiridas durante a formação, proporcionando melhor aproveitamento das disciplinas; 
  4. Despertar o aluno para o exercício do raciocínio reflexivo, crítico, analítico e lógico que possa ser utilizado na formulação de soluções de problemas práticos e reais no mundo do trabalho; 
  5. Oferecer uma formação de profissionais competentes, éticos e com espírito empreendedor, capazes de perceber mudanças e inovar, atuando como agentes de sua própria história e da comunidade onde se inserem.

4 – MERCADO DE TRABALHO

O profissional egresso desse curso deverá estar apto ao trabalho, de forma crítica e reflexiva. Deverá ser ético e proativo, capaz de criar, empreender, planejar e gerenciar ações orientada, sendo um profissional com uma formação humanística, capaz de entender as questões sociais, artísticas, políticas e éticas, relacionadas à formação do Design Gráfico, bem como as teorias, escolas e tendências atuais da profissão. Este profissional deverá ter uma compreensão das competências e habilidades de um Designer Gráfico para o exercício da sua profissão e desenvolver as seguintes competências: 

  1. Ser um profissional que possui pleno domínio metodológico e saiba atuar nas áreas de criação e desenvolvimento de projetos de forma inovadora, buscando atender as demandas existentes; 
  2. Ser capaz de trabalhar de modo individual ou em equipe, através de bom relacionamento com clientes e profissionais de diversas áreas, interagindo de forma interdisciplinar; 
  3.  Ter competências múltiplas e saber transitar entre as várias áreas do Design Gráfico, permanecendo sempre atento a novas tecnologias e exigências de conhecimento, qualidade e produtividade; 
  4. Ter dinamismo para adaptar-se a diferentes situações impostas pela profissão, sempre em consonância com as atuais necessidades de mercado; 
  5. Possuir ética profissional e consciência dos direitos e deveres dentro da profissão, respeitando a propriedade intelectual do Design Gráfico; 
  6. Entender a importância dos projetos de Design como ferramentas transformadoras de interação com a sociedade e o meio ambiente. 
  7.  Saber traduzir e usar aspectos da cultura local e global no desenvolvimento do Design Gráfico, utilizando-se de diferentes formas de arte, gerando novas possibilidades estéticas, formais e conceituais nos projetos. 
  8. Deter o domínio de linguagem clara e precisa, escrita e oral, com fluência verbal, riqueza de vocabulário e uso correto da terminologia técnica; elaborar raciocínios lógicos, ser persuasivo, e tomar decisões.
  • Duração: 4 semestres
  • Titulação: Tecnólogo em Design Gráfico
  • Conceito Institucional: Nota 4
  • Turno: Noturno
  • Modalidade: Presencial
  • Nº de Alunos por Turma: 50
  • Formas de Acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso, Portador de Diploma, ENEM e Análise Curricular.
  • Regime de Matrícula: Seriado Semestral 
  • Carga Horária Total do Curso: 1.700 h
  • Integralização da Carga Horária: Tempo Mínimo: 4 semestres
  • Aulas em laboratórios atualizados (físicos e digitais);
  • Ferramentas de design visual;
  • Alunos em contato com a prática desde o primeiro semestre do curso;
  • Professores inseridos no mercado (na área do Curso);
  • Parceria com ambientes de inovação.
  • Ciências Sociais

  • Computação Gráfica I

  • Computação Gráfica II

  • Comunicação Empresarial

  • Desenho Técnico Aplicado ao Design Gráfico

  • Desenhos de Observação, Meios de Expressão

  • Design Thinking

  • Design Visual e Multimídia para Internet

  • Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia

  • Fotografia e Tratamento de Imagens

  • História da Arte e do Design 

  • Linguagem e Design Audiovisual

  • Produção Gráfica, Design de Produtos

  • Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – I

  • Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – II

  • Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – III

  • Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – IV

  • Psicologia das Organizações

  • Semiótica e Linguagem Visual

  • Teoria e Composição da Cor e Ilustração

  • Tópicos Especiais I

  • Tópicos Especiais II

Coordenador do Curso

Avaliador de Curso pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP/MEC, Brasil. Bacharel em Administração. Bacharel em Sistemas de Informação. Licenciado em Sistemas de Informação. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Matemática. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web. Especialista em Pesquisa Educacional. Especialista em Docência no Ensino Técnico e Profissional. Especialista em Docência com Ênfase em Distúrbios de Aprendizagem. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino à Distância. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas. Mestre em Ensino e Tecnologia. Doutor em Educação para a Ciência e Matemática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3396673427993412
5/5

INFORMAÇÕES









    De: R$ 1.068,15

    Por: R$ 672,93

    **Valor com 30% de desconto de bolsa,  R$ 741,71

    *Valor para pagamento na
    pontualidade, bônus de 10%,
    R$ 672,93

    Entre em contato (44) 3033-4699.

    Horário de atendimento: das 8h às 18h.

    De segunda a sexta-feira.