Design Gráfico
1 – PROPOSTA DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico pretende formar Tecnólogos com uma sólida base teórica/prática multidisciplinar, conjugada a uma capacidade técnica e prática de qualidade, com o
desenvolvimento de habilidades e competências na área do design gráfico, em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, onde o estudante é o protagonista do seu próprio aprendizado. Essa junção propiciará ao mercado profissionais habilitados para a prática de desenvolvimento e gerência de projetos gráficos, considerando a realização de pesquisa, análise, criação, execução, produção e avaliação, além do processo de decisão em todas essas etapas.
2 – OBJETIVO DO CURSO
O objetivo do Curso de Design Gráfico é a formação de profissionais críticos, criativos e éticos, aptos a atender a realidade do mercado de trabalho. Esse profissional será capaz conceber e desenvolver projetos gráficos editoriais, portais para internet e Sistemas de Identidade Visual, sempre interagindo com a realidade social e de mercado, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais locais e regionais, apresentando novas soluções práticas e emergentes que possam contribuir para a construção do conhecimento utilizando-se de uma linguagem que valoriza e representa o potencial da área de Design Gráfico dentro do nosso país.
3 – OBJETIVO GERAL
Desenvolver competências e habilidade associadas à utilização de métodos e técnicas modernas no âmbito comunicacional, formando profissionais com uma sólida base tornando possível sua atuação nos departamentos de publicidade, propaganda e marketing de empresas industriais e de serviços, setor público, organizações não governamentais e empresas especializadas.
3 – OBJETIVO ESPECÍFICO
São objetivos específicos do curso:
- Oferecer aos alunos uma formação humanística adequada à realidade brasileira, com conhecimento das áreas de atuação nas organizações, capacitando-os para executar e desenvolver as atribuições próprias do designer gráfico;
- Desenvolver o conhecimento e estudos voltados à operação de aplicativos específicos das áreas da propaganda, jornalismo, escritórios de design e escritórios de desenvolvimento web;
- Estimular o talento artístico individual e da criatividade, através das habilidades e competências adquiridas durante a formação, proporcionando melhor aproveitamento das disciplinas;
- Despertar o aluno para o exercício do raciocínio reflexivo, crítico, analítico e lógico que possa ser utilizado na formulação de soluções de problemas práticos e reais no mundo do trabalho;
- Oferecer uma formação de profissionais competentes, éticos e com espírito empreendedor, capazes de perceber mudanças e inovar, atuando como agentes de sua própria história e da comunidade onde se inserem.
4 – MERCADO DE TRABALHO
O profissional egresso desse curso deverá estar apto ao trabalho, de forma crítica e reflexiva. Deverá ser ético e proativo, capaz de criar, empreender, planejar e gerenciar ações orientada, sendo um profissional com uma formação humanística, capaz de entender as questões sociais, artísticas, políticas e éticas, relacionadas à formação do Design Gráfico, bem como as teorias, escolas e tendências atuais da profissão. Este profissional deverá ter uma compreensão das competências e habilidades de um Designer Gráfico para o exercício da sua profissão e desenvolver as seguintes competências:
- Ser um profissional que possui pleno domínio metodológico e saiba atuar nas áreas de criação e desenvolvimento de projetos de forma inovadora, buscando atender as demandas existentes;
- Ser capaz de trabalhar de modo individual ou em equipe, através de bom relacionamento com clientes e profissionais de diversas áreas, interagindo de forma interdisciplinar;
- Ter competências múltiplas e saber transitar entre as várias áreas do Design Gráfico, permanecendo sempre atento a novas tecnologias e exigências de conhecimento, qualidade e produtividade;
- Ter dinamismo para adaptar-se a diferentes situações impostas pela profissão, sempre em consonância com as atuais necessidades de mercado;
- Possuir ética profissional e consciência dos direitos e deveres dentro da profissão, respeitando a propriedade intelectual do Design Gráfico;
- Entender a importância dos projetos de Design como ferramentas transformadoras de interação com a sociedade e o meio ambiente.
- Saber traduzir e usar aspectos da cultura local e global no desenvolvimento do Design Gráfico, utilizando-se de diferentes formas de arte, gerando novas possibilidades estéticas, formais e conceituais nos projetos.
- Deter o domínio de linguagem clara e precisa, escrita e oral, com fluência verbal, riqueza de vocabulário e uso correto da terminologia técnica; elaborar raciocínios lógicos, ser persuasivo, e tomar decisões.
- Duração: 4 semestres
- Titulação: Tecnólogo em Design Gráfico
- Conceito Institucional: Nota 4
- Turno: Noturno
- Modalidade: Presencial
- Nº de Alunos por Turma: 50
- Formas de Acesso: Exame Vestibular, Transferência, Mudança de Curso, Portador de Diploma, ENEM e Análise Curricular.
- Regime de Matrícula: Seriado Semestral
- Carga Horária Total do Curso: 1.700 h
- Integralização da Carga Horária: Tempo Mínimo: 4 semestres
- Aulas em laboratórios atualizados (físicos e digitais);
- Ferramentas de design visual;
- Alunos em contato com a prática desde o primeiro semestre do curso;
- Professores inseridos no mercado (na área do Curso);
- Parceria com ambientes de inovação.
Ciências Sociais
Computação Gráfica I
Computação Gráfica II
Comunicação Empresarial
Desenho Técnico Aplicado ao Design Gráfico
Desenhos de Observação, Meios de Expressão
Design Thinking
Design Visual e Multimídia para Internet
Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia
Fotografia e Tratamento de Imagens
História da Arte e do Design
Linguagem e Design Audiovisual
Produção Gráfica, Design de Produtos
Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – I
Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – II
Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – III
Projeto Integrador Multidisciplinar PIM – IV
Psicologia das Organizações
Semiótica e Linguagem Visual
Teoria e Composição da Cor e Ilustração
Tópicos Especiais I
Tópicos Especiais II
Coordenador do Curso
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3396673427993412

INFORMAÇÕES
De: R$ 1.068,15
Por: R$ 848,00
**Valor com 20,61% de desconto de bolsa, R$ 848,00.
*Valor para pagamento na
pontualidade, bônus de 10%,
R$ 763,20.