Comitê de Ética em Pesquisa - CEP
SOBRE O COMITÊ
MEMBROS DA GESTÃO
Coordenador(a) Titular: Profa. Dra. Paula Juliana Ferreira Albero
Coordenador(a) Adjunto(a): Prof. Dr. Luiz Henrique Paloschi Tomé
Secretário(a) Administrativo(a): Yasmin Grigoli Zoccante
Membros Titulares:
Profa. Dra. Amanda Caroline Conteçotto da Silva
Prof. Me. Eduardo Chierrito de Arruda
Profa. Dra. Lucy Mara Paiola
Prof. Pós-doutor Luiz Geraldo do Carmo Gomes
Profa. Ma. Priscila Rhanny Bulla
Profa. Pós-doutora Raíssa Bocchi Pedroso
Prof. Dr. Saulo Henrique Justiniano Silva
Representantes de Participantes de Pesquisa: Eunice Barboza Gonçalves e Sueli Aparecida Castinho Caparroz
Representante Discente: Vanessa Souza dos Santos
REGIMENTO INTERNO E RESOLUÇÕES
Vinculado ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o CEP conta com membros pesquisadores docentes e discentes, assim como representantes de participantes de pesquisas, devidamente cadastrados no Conselho Municipal de Saúde do Município de Maringá, Paraná. Membros titulares e suplentes realizam a avaliação de protocolos de pesquisa de baixa e média complexidade e recebem as propostas de trabalhos que envolvem seres humanos. Para este fim, as atividades acontecem frente ao Regimento Interno e Resoluções.
RESOLUÇÕES
NORMATIVAS PARA DOWLOAD
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS
Como Funciona a Submissão na Plataforma Brasil?
No vídeo abaixo você aprenderá como enviar o seu projeto na Plataforma Brasil.
Neste vídeo você poderá aprender sobre como se dá o envio do projeto à Plataforma Brasil e consequentemente ao Comitê de Ética em Pesquisa.
Datas das reuniões mensais sobre Submissão de Projetos
- 29/01/2025
- 26/02/2025
- 12/03/2025
- 02/04/2025
- 07/05/2025
- 04/06/2025
- 02/07/2025
- 06/08/2025
- 03/09/2025
- 01/10/2025
- 05/11/2025
- 03/12/2025
MODELOS E DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
DÚVIDAS FREQUENTES
Qualquer pesquisa que envolve seres humanos ou animais deve ser submetida ao Comitê de Ética. As pesquisas devem ser avaliadas independentemente do caráter de aproximação metodológica, ou seja, ao ter a presença de pessoas, seja para métodos de observação, levantamento de informações ou experimentações.
Vale lembrar que pesquisas que não envolvem pessoas diretamente, mas acontecem com base em dados sigilosos, como prontuários ou outros documentos, devem passar pelo CEP-UniCV.
O tempo para avaliação dos pares e possível aprovação acontece entre 20 e no máximo 60 dias. Durante esse período você não pode realizar o levantamento ou experimento diretamente com os participantes, recomenda-se um período de dedicação de leitura e aprofundamento teórico, assim como fichamento e outras atividades que podem contribuir com a sua pesquisa.
O material será avaliado conforme as resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Nas pesquisas de graduação, o pesquisador responsável é o orientador ou coorientador da pesquisa. Já em pesquisas em nível de pós-graduação, mestrado ou doutorado, a responsabilidade é do autor da pesquisa.
Neste caso recomenda-se a criação de uma emenda (que será feita dentro da Plataforma Brasil). As alterações devem ser justificadas e ter o esclarecimento adequado à proposta da pesquisa.
Não. A pesquisa só pode começar quando o projeto estiver adequado e com as correções realizadas. Quando o documento está em análise ou em situação de pendência apenas a parte teórica pode ser realizada.
Pesquisadores deverão rever e escrever um novo projeto, acatando os comentários e observações feitas pelos avaliadores. O material pode ser enviado novamente para análise via comitê de ética, contudo deverá ser criado um novo procedimento.