CAPE – Coordenadoria de Ações Pedagógicas

A coordenadoria de Ações pedagógicas (CAPE) tem por finalidade apoiar os docentes em sua qualificação didático-pedagógica e os discentes no processo de desenvolvimento da aprendizagem, tendo em vista a otimização do ensino desenvolvido pela UniCV no cumprimento de sua missão e da visão dela decorrente.

O apoio docente desenvolvido pela CAPE visa complementar e aprofundar os conhecimentos em Didática e em Metodologia do Ensino Superior, capacitando os professores para o melhor desempenho das suas ações em sala de aula e na relação professor/aluno.

O apoio ao discente desenvolvido pela CAPE visa proporcionar atendimento didático-pedagógico aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados, visando apoiá-los e orientá-los em seu processo de aprendizagem, mais especificamente em eventuais dificuldades – por meio de cursos de extensão e demais possibilidades de Estudos Complementares (nivelamentos, oficinas, palestras, minicursos), mantendo contato com os coordenadores e professores a fim de promover ações, em parcerias, que possam contribuir para um melhor desempenho dos alunos e possui as seguintes características:

• Auxiliar a Direção Geral, Coordenadores, Docentes, Funcionários nas tarefas de implementação das políticas e diretrizes do Ensino de Graduação e Pós-Graduação;

• Viabilizar ações que permitam construir e manter a qualidade na atividade docente no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão, que contribuam para a qualidade do ensino na UniCV.

• Disponibilizar aos alunos todas as informações sobre o funcionamento interno da IES por meio de eventos organizados, visitas às salas e, ainda, divulgação na página on line do setor.

 

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”

Paulo Freire

LEGENDA

AT: Atividade | AS: Assunto | LO: Local | DA: Data | HO: Horário

AT: Planejamento Pedagógico
AS: Desenvolvimento e Planejamento das atividades didático-pedagógicas inerentes a cada curso
LO: Sala 207, Sede da UniCV
DA: 02, 03 e 04 de Fevereiro
HO: 14:00 as 17:00 e das 19:00 as22:00

AT: Oficina
AS: Estratégias de Aprendizagem Sala
LO: Sala 207, Sede da UniCV
DA: 05/02
HO: 19:00 as 22:00

AT: Oficina
AS: Atividades de reflexão sobre a ação docente: metodologias e planos de ação.
LO: Sala 207, Sede da UniCV
DA: 06/02
HO: 19:00 as 22:00

Visa contribuir com a formação dos docentes da UniCV, trazendo momentos de reflexão e troca de experiências, através de palestras e outras atividades. Serão abordados temas ligados à Educação, especialmente nas questões inseridas no contexto da prática pedagógica.

É realizado no início de cada semestre letivo, visando também atividades relativas ao Planejamento Pedagógico, envolvendo discussões que atendam as características e o perfil docente e discente de cada curso ofertado pela UniCV. O Encontro Pedagógico segue as recomendações e regulamentações do PDAP – Programa de Desenvolvimento de Ações Pedagógicas – Docentes e Discentes.

O Laboratório Pedagógico desenvolve ação de caráter contratual do docente, que reúne vários tipos de atividades, com a finalidade de promover a adaptação dos professores ingressantes na IES.

Os procedimentos e normas para a realização do Laboratório Pedagógico estão expressas no Programa de Desenvolvimento de Ações Pedagógicas – PDAP- item 10.2

As oficinas temáticas estão expressas no Programa de Desenvolvimento de Ações Pedagógicas (PDAP) , servindo de meio para a formação contínua dos docentes da IES, visando a construção criativa e coletiva, conhecimentos e habilidades, contribuindo assim, para o efeito desempenho do Professor no exercício da docência.

Essa metodologia é pensada com o olhar voltado para a formação desses profissionais de ensino, no contexto de um modelo epistemológico que supõe o conhecimento como um processo (cri)ativo de apropriação e transformação da realidade.

As oficinas temáticas possibilitarão aos professores participantes:

1. Aprimorar sua formação profissional.

2. Vivenciar situações práticas da sala de aula.

3. Produzir materiais didáticos para o uso no cotidiano escolar.

4. Refletir sobre o sentido da prática no processo de aprendizagem.

5. Evidenciar a relação teoria e prática no contexto do currículo escolar.

Sendo verificada a necessidade de contratação de professores para comporem o quadro docente, o coordenador do respectivo curso, em conformidade com as recomendações expressas na legislação da IES, em data prevista, formaliza a solicitação junto a Coordenadoria de Ações Pedagógicas .O processo atende regulamentação própria.

Processo de Seleção para Professor(a) Auxiliar

Download do EDITAL Nº 010/09 – DG – De 19 de Junho de 2009

Tem como objetivo promover a troca de experiência e a valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes da IES .Segue as normas e procedimentos expressas no PDAP-Programa de Desenvolvimento de Ações Pedagógicas. item 10.6.

Textos trabalhados nas oficinas temáticas 2009/01:

CASTANHO, M.E. (orgs). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2005.

VEIGA, I. P. A. (coord.). Repensando a didática. São Paulo, 2004.

CASTANHO, M.E.M (orgs). Pedagogia universitária: a aula, em foco. São Paulo: Papirus, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.