Barbieri (à esq.) recebe a Pena de Ouro, símbolo do mandato na entidade, das mãos de Michel Fellipe

Na noite desta sexta-feira (14), o Reitor do UniCV, José Carlos Barbieri, foi oficialmente empossado como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), cargo que ocupa desde o dia 13 de janeiro deste ano. Ele recebeu o cargo do empresário Michel Fellipe e irá responder pela gestão 2023-2024.

A cerimônia, que aconteceu no Paraná Expo, também celebrou os 70 anos da entidade e contou com a presença de mais de mil pessoas, incluindo senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, presidentes de entidades e de associações comerciais.

Na mesma solenidade, foram empossados os membros dos seis conselhos da entidade: Administração, Superior, ACIM Mulher, Copejem, Conselho do Comércio e Empreender, e também a diretoria do Instituto Mercosul, Instituto ACIM, Instituto Cultural Ingá e Cacinor.

A ACIM é uma das maiores entidades do gênero no país, com mais de 5 mil associados e 80 núcleos do Empreender, um programa que une micro e pequenos empresários em núcleos e é um dos maiores da América Latina.

Barbieri assume a presidência após uma longa trajetória no associativismo, tendo ocupado cargos em diversas diretorias da ACIM e tendo presidido o Sindicato das Escolas Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe/NOPR) por quatro gestões e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) em 2022.

Como presidente da ACIM, Barbieri enfatizou a importância do cargo e da responsabilidade de representar os interesses dos mais de 5 mil negócios que confiam na entidade.

Compromisso

“Assumo a presidência para os próximos dois anos consciente dos desafios que estão à nossa frente, mas também com o firme compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do ambiente de negócios. Sinto-me honrado em compartilhar essa responsabilidade com mais de 550 empresários voluntários, que estão comprometidos em ajudar as empresas locais a prosperar”, disse ele.

“Reitero aqui o meu compromisso em fazer o melhor pelos negócios, especialmente pelas micro e pequenas empresas, que são fundamentais para a economia local e precisam de apoio para crescer. Além disso, estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento regional, uma causa tão importante para os maringaenses, que tornou a nossa cidade referência no associativismo”, continuou.

Barbieri disse ainda que a nova gestão terá como prioridade o fortalecimento do Programa Empregar, a implantação da Câmara de Conciliação e Arbitragem e a ampliação das oportunidades de capacitação e desenvolvimento empresarial para nossos associados. “Estou animado com os projetos que temos em mente e espero contar com o apoio de todos os membros da ACIM para torná-los realidade e alcançar nossos objetivos com sucesso.”

Boas-vindas

Dentre os presentes na solenidade de posse estavam diversas autoridades, como o presidente da Itaipu Binacional e ex-deputado federal por Maringá, Ênio Verri, que representou o presidente da República. Verri destacou a experiência do professor José Carlos Barbieri na área da educação e se colocou à disposição para ajudar nas demandas da entidade.

Também estavam presentes o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Ricardo Barros, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, e o prefeito de Maringá em exercício, Edson Scabora, que parabenizaram Barbieri pela posse.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, destacou a importância da ACIM como modelo de associativismo bem-sucedido e deu as boas-vindas ao novo presidente e à nova diretoria, afirmando que a familiaridade de Barbieri com o associativismo é um passaporte para o sucesso.