Os trabalhos confeccionados por estudantes do UniCV e doados a ONGs locais vão ser apresentados ao público no Terminal Urbano

Estudantes e professores do UniCV fazem o repasse dos banners às organizadoras da exposição

Na próxima sexta-feira, 25 de Novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulher. O Fórum Maringaense de Mulheres (FMM) vai lembrar a data, em Maringá, com uma exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), no Terminal Urbano, das 15 às 17 horas.

São diversos banners elaborados por estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico e Engenharia de Software, que desenvolveram pesquisas abordando diferentes aspectos da violência contra a mulher.

Segundo as professoras responsáveis, Waldirene de Cássia Dantas e Gabriella Bertrami, a intenção foi aproveitaro aprendizado dos alunos na área de comunicação e expressão para levar o tema do Feminicídio à reflexão da sociedade.

Para Waldirene, o feminicídio, que é um crime praticado contra a mulher pelo simples fato de ser mulher, se mostra em linguagens não compreendidas ou marcadas, em suas abordagens, pela desigualdade de gênero. “Comunicar, alertar e refletir sobre o problema é um passo importante no caminho da prevenção”, diz ela.

De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica.  “A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo”, lembra a presidente da FMM, Valquíria Aparecida Francisco, que parabenizou às professoras, alunos e alunas pela iniciativa do trabalho e a doação dos banners para que o Fórum Maringaense de Mulheres possa promover a exposição.

Tãnia Tait, representante da ONG Maria do Ingá e do Grupo de Trabalho Igualdade do Movimento ODS, disse quea sensibilidade das professoras, dos alunos e alunas pode ser percebida no cuidado com que realizaram as pesquisas e elaboraram os banners com os diversos temas. Certamente contribuirão para que as pessoas reflitam sobre a violência, busquem ajuda e cobrem das autoridades infraestrutura e orçamento para o combate à violência contra a mulher”, afirmou.

Exposição

Dia: 25 de novembro

Local: Terminal Urbano

Horário: 15 às 17 horas

Presença de integrantes do Fórum Maringaense de Mulheres