Ações da UniCV do ‘Projeto Visibilidades’, que incluem palestras e roda de conversa, são para acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Atividades reforçam o compromisso da instituição com a comunidade surda

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá (PR), participam de atividades on-line sobre a Língua Brasileira de Sinais por meio do Projeto Visibilidades, que integra os estudantes com a comunidade surda e os usuários da língua de sinais. Ao todo, entre os meses de maio e junho, serão realizadas quatro palestras e uma roda de conversa sobre o tema. As ações aproximam ouvintes, surdos e pesquisadores da cultura surda.

O ciclo de palestras do UniCV iniciou na última quarta-feira (3) com o tema “CODAS: o crescer bilíngüe único” ministrado pelo professor Dr. Ricardo Ernani Sander. Na próxima terça-feira (9), às 19h30, a palestrante será a professora Dra. Daniele Fujikawa Bózoli, que fará um relato de experiência sobre a trajetória pessoal e profissional de uma mulher surda. E no dia 26 de maio, às 19h30, a professora Dra. Celma Regina Borghi Rodriguero discorrerá sobre o tema “Possibilidades e desafios no atendimento ao aluno surdo no ensino superior”.

A última palestra do projeto Visibilidades será realizada no dia 05 de junho, às 19h30, com a professora Dra. Tânia dos Santos Alvarez da Silva sobre “Apropriação da escrita pela criança surda”. As atividades do projeto se encerram no dia 14 de junho, com uma roda de conversa com o tema “Processo histórico educacional e cultural no ensino bilíngüe para surdos a partir da análise do filme ‘Seu nome é Jonas’”.

Para a coordenadora da graduação de Letras-Língua Portuguesa e Libras, professora Me. Fátima Christina Calicchio (doutoranda em Estudos da Linguagem), o projeto de ensino possibilita a aproximação da comunidade surda com o aluno ouvinte de Letras-Língua Portuguesa e Libras. “O projeto se caracteriza pelo compromisso social, cultural e educacional do UniCV com os acadêmicos da instituição e a população”, destaca.

Sobre o curso de Letras do Centro Universitário Cidade Verde, além das palestras e cursos de extensão, os acadêmicos ainda estudam a Língua de Sinais nas atividades de docência bilíngüe Letras-Língua Portuguesa e Libras, para compreender a história da educação dos surdos, singularidade linguística, identidade cultural e as políticas públicas que implantaram o ensino de Libras no ensino superior, em todo o Brasil.

Outras informações sobre a grade curricular do curso no site: www.unicv.com.br