Novos equipamentos vão permitir dinamizar o processo de ensino e aprendizagem por meio da tecnologia de informação

Os chromebooks são um recurso moderno para utilização em sala de aula pelos alunos e professores

O Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) adquiriu trezentos chromebooks que serão utilizados em sala de aula por alunos e professores, a partir do início de agosto, quando começa o segundo semestre letivo de 2022. Os equipamentos permitirão dinamizar o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso dos recursos digitais.

Os Chromebooks são um tipo de computador projetado para realizar tarefas de modo mais rápido e fácil. Eles executam o Chrome OS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, e trazem integrado programas do Google com diversos níveis de segurança.

O investimento chega à casa dos R$ 500 mil. Para o reitor José Carlos Barbieri, a transformação digital, acelerada pela pandemia, “nos mostra a urgência de ter a tecnologia como aliada, fator que tem levado o UniCV a investir cada vez mais nesses novos recursos à disposição da educação”.

Leves, ágeis e ligados à internet, os novos equipamentos vão funcionar como laboratórios móveis. Os professores poderão disponibilizá-los em sala de aula para os alunos sempre que considerar necessário para incrementar os conteúdos. No próprio ambiente, o estudante poderá acompanhar a aula e realizar pesquisas na internet, de forma orientada, como meio de ampliar e reforçar o conhecimento.

Conforme Cleber Semensate, diretor de Operações EAD e Tecnologias Educacionais, o chromebooks oferecem a oportunidade de realizar inúmeras atividades no ambiente escolar, como navegação na web, consumo de conteúdo online (áudio e vídeo) e tarefas como edição de textos, planilhas e apresentações”.

“A aquisição foi um passo importante e significa uma inovação e transformação em sala de aula”, afirma o diretor acadêmico, Alex Alves. Para ele, os chromebooks são uma ferramenta primordial de pesquisa em sala de aula.

“Com o uso desses recursos, os professores poderão alcançar um engajamento maior dos alunos e desenvolver habilidades de pensamento cognitivo como investigação, levantamento de hipóteses, análises, práticas reflexivas e estabelecimento de relações em suas tarefas de estudo e aprendizagem. Estamos bastante satisfeitos com o investimento que fizemos”, finaliza o reitor José Carlos Barbieri.

Sobre o UniCV

O Centro Universitário Cidade Verde possui 17 anos de história e oferece a estudantes de todo o Brasil, por meio das modalidades presencial e a distância, 98 cursos de graduação e mais de 300 de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Seus mais de 500 polos de Educação a Distância estão presentes em todos os estados brasileiros e, também, no Japão e Portugal. A tecnologia e a inovação são fortes componentes no processo de ensino e aprendizagem, e a instituição carrega consigo a marca da Responsabilidade Social. Em 2022, recebeu o Selo Ipê, conferido pela Prefeitura do Município de Maringá a empresas que desenvolvem práticas sustentáveis. Como uma Instituição Socialmente Responsável, o UniCV abre as portas para a comunidade, prezando pela igualdade, acessibilidade, bem-estar e direitos humanos.