A programação, durante quatro dias, inclui palestras, oficinas e debates sobre as atividades docentes, pesquisa e extensão

Durante quatro dias, professores, diretores e coordenadores se reúnem para refletir práticas pedagógicas

A partir de segunda (25) até quinta-feira (28), acontecerá a Semana Pedagógica do UniCV, preparando professores, coordenadores e diretores para a volta às aulas do segundo semestre de 2022. Serão quatro dias com reunião dos colegiados de cursos, diversas palestras e oficinas.

As atividades propostas têm o grande desafio de atender solicitações dos professores, por isso, será espaço de reflexão, de escuta, com oficinas de metodologias ativas, estratégias de gamificação, projetos extensionistas: desafios e possibilidades, atividade docente e direitos humanos.

Intitulada “Tarefa de Casa”, a Semana “será um momento para juntos pensarmos sobre os desafios da prática pedagógica”, explica a coordenadora, professora Izabeth Silveira.

“A proposta de pensar a Semana Pedagógica pelo viés da ´tarefa de casa`, nasce do entendimento que somos todos aprendizes e, como tal, precisamos de um momento para revisitar conteúdos, rever processos e estratégias, consolidar saberes e propor novos caminhos”, completa.

Programação

Na recepção aos participantes, segunda, às 19 horas, haverá apresentação cultural do Projeto de Educação Musical do Sesc, no auditório do campus. Logo após, o reitor José Carlos Barbieri e o diretor acadêmico, professor Alex Alves, dão as boas-vindas ao grupo, seguindo-se solenidade de reconhecimento aos professores com tempo de casa.

Na sequência, haverá palestras sobre Avaliação Institucional, As políticas do UniCV, Pesquisa e Internacionalização.

A programação tem continuidade com palestras e oficinas na terça (26), quarta (27) e quinta (28). Entre os temas a serem debatidos estão a atuação da Comissão de Direitos Humanos, atividade docente nas atividades do dia-a-dia, estrutura e projetos com o uso de novas tecnologias, institucionalização da extensão e projetos para 2023.

O encerramento da Semana Pedagógica acontece na quinta-feira à noite, quando haverá acolhida a novos professores contratados e plenária com o compartilhamento dos resultados.