“Nossos esforços têm sido no sentido de criar as melhores condições de formação para os nossos alunos”, afirma

Com 17 anos, IES tem 87% dos professores com mestrado e doutorado, bem acima das exigências do MEC

Ao falar na abertura da Semana Pedagógica do UniCV, nesta segunda-feira à noite, no campus universitário, o reitor José Carlos Barbieri destacou o compromisso da instituição com a qualidade da formação dos seus alunos e fez uma rápida explanação sobre os investimentos e esforços do centro universitário para atingir seus objetivos.

Conforme Barbieri, o UniCV é uma instituição jovem em constante transformação para acompanhar as mudanças da sociedade e exigências do mercado. “Estamos sempre inovando e fazendo diferente”, disse ele, ao salientar a cultura de inovação existente na IES.

“Estamos crescendo. Temos trazido cursos novos que são bastante procurados nas áreas de engenharia, saúde e tecnologia da informação, mas sem perder o foco de fazer o melhor”, acrescentou.

O reconhecimento recente de 12 cursos pelo Ministério da Educação (MEC), oito dos quais com conceito 5 (de excelência) e quatro com conceito 4 (de superior qualidade) é uma meta a ser seguida para os demais cursos, frisou o reitor.

Barbieri também falou da expansão física da IES, que ganhou novos espaços nos últimos dois anos, com a criação da sede administrativa e do Centro de Ciências Jurídicas, tendo já planejado para 2023 uma nova ampliação do campus.

A inserção internacional foi outro ponto lembrado. “Além de quatro polos de EAD hoje em Portugal e um no Japão, estamos realizando diversos convênios com instituições internacionais para oferecer oportunidade de experiências no exterior para nossos alunos e professores”, enfatizou.

Por fim, o reitor informou que o Centro Universitário Cidade Verde possui hoje quase quinhentos colaboradores e professores, sendo que o número de mestres e doutores está bem acima das exigências do MEC, ficando em torno de 85%.

A instituição conta com mais de 90 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, mais de quatrocentos de pós-graduação e mais de cem de extensão. Completando 17 anos em agosto, planeja lançar outros 17 cursos para marcar a data.

Programação da Semana

Na primeira noite da segunda Semana Pedagógica de 2022, os professores foram saudados ainda pelo diretor acadêmico, professor Alex Alves, e pela coordenadora do evento, professora Izabeth Silveira, logo após uma apresentação cultural do Sesc-Maringá.

Professores com tempo de casa foram homenageados e, na sequência, houve palestras sobre Avaliação Institucional, As políticas do UniCV, Pesquisa e Internacionalização.

Intitulada “Tarefa de Casa”, a Semana tem o propósito de “juntos pensarmos sobre os desafios da prática pedagógica”, explica a professora Izabeth.

As atividades têm continuidade com palestras e oficinas de metodologias ativas, estratégias de gamificação, projetos extensionistas: desafios e possibilidades, atividade docente e direitos humanos.

A programação encerra-se na quinta-feira (28) à noite, quando haverá acolhida a novos professores contratados e plenária com o compartilhamento dos resultados.