Profissionais que queiram emitir laudos devem ser credenciados ao Conselho

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do UniCV recebeu o registro definitivo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR) neste mês de março. A conquista demonstra que o curso oferece uma formação de qualidade para atender às necessidades de mercado, dentro do que regulamenta e apregoa o órgão fiscalizador do exercício profissional.

Conforme explica o professor Lincoln Villas Bôas Macena, diretor de Registro Acadêmico e Regulação do Centro Universitário Cidade Verde, nesse curso, em específico, não há obrigatoriedade de que os profissionais se registrem no Conselho, por se tratar de um curso de gestão. “Entretanto, aqueles que desejam emitir laudos profissionais na área ambiental, precisam se vincular ao órgão”, esclareceu.

“Para a instituição é relevante ter o seu curso avaliado e registrado em instância tão forte e respeitada como o Crea. Significa que nosso conteúdo programático e nossos projetos de ensino vão ao encontro de uma formação de excelente qualidade. Ficamos felizes com esse reconhecimento”, completa Lincoln.

Formação

O Curso de Gestão Ambiental do UniCV visa oferecer uma formação voltada a atender as necessidades de um mundo em transformações, com escassez de insumos e necessidade de conscientização sobre mudanças de condutas, onde a produção e consumo devem ser reestudados, em busca de processos voltados a minimizar os prejuízos que podem estar sendo causados no meio ambiente.

Seu projeto de ensino conta com disciplinas que trazem o aprendizado em sistemas de gestão, normas e padronizações que regulam as operações e que promovem mudanças tanto internas quanto externas nas empresas e nos indivíduos.

Implementar e mapear linhas de produção e de processos, condutas, incorporar novos meios e atividades de planejamento, práticas responsáveis, procedimentos e recursos para que se possa ter uma visão geral das ameaças ambientais, são questões inseridas dentro do conteúdo da formação.

O gestor ambiental pode trabalhar na implantação de processos de reciclagem; desenvolver projetos para uso sustentável dos recursos naturais, tratamento e reutilização da água, descarte adequado de materiais tóxicos; realizar ainda auditorias internas e externas, gestão de processos ambientais, monitoramento e aplicabilidade de regulamentos e atuar, também, em programas de educação ambiental, entre outros.

Conheça mais sobre o curso aqui.