A programação composta por três palestras durante o ano é dirigida a todos os cursos de licenciatura do UniCV

A psicopedagoga Márcia Silva discorre sobre o lúdico e o universo infantil, no palco Talk do UniCV

“O lúdico e o universo infantil: aspectos psicomotores” foi tema de palestra ministrada nesta segunda-feira (18) à noite, dentro do Ciclo de Diálogos: Estágio Curricular Supervisionado, voltado aos cursos de licenciatura do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV).

O tema foi abordado pela psicopedagoga Márcia Silva, que trabalha com o desenvolvimento psicomotor nos anos iniciais e atua na capacitação de professores, visando unir o lúdico à alfabetização.

Segundo Márcia, as atividades psicomotoras, capazes de desenvolver as capacidades sensoriais, perceptivas e motoras, são indispensáveis para as crianças e é necessário que os professores “tenham olhos para ajudar aquelas que apresentam dificuldades”.

Conforme a especialista, “o lúdico precisa estar intrinsicamente ligado à nossa rotina em sala de aula”. Ela defende que os professores entrem no mundo das crianças, contem histórias e usem muita criatividade com os pequenos.

O Ciclo de Diálogos teve início em abril, com a palestra “Estágio Supervisionado: rabiscos iniciais de uma identidade docente”, ministrada pelo doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Patric Paludett Flores.

A última palestra da programação ocorrerá no dia 3 de outubro, com o tema: “Gestão Escolar em questão: reconhecendo e criando novos caminhos”, a ser abordado pela professora Patrícia Rodrigues da Silva, doutora em Educação e Mestre em Administração pela UEM.

A programação desta segunda-feira foi aberta pela professora Patrícia Rodrigues e contou com a participação do reitor José Carlos Barbieri.